quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sobre crianças e pássaros...

Não é novidade que crianças, de um modo geral, desenvolvam uma boa relação com os animais. Também não é novidade que qualquer local que tenha bichos em exposição atraia a atenção destes pequenos grandes observadores. Imagina então aproximar crianças e animais no ambiente da escola?! Foi isto o que aquela escola resolveu fazer. Estreitar os laços entre crianças e animais criando um viveiro de pássaros. Ansiedade, curiosidade e muita imaginação povoavam a cabecinha daquelas crianças. O dia da inauguração foi muito aguardado por todos. Enfim, o viveiro estava pronto.  Em meio aos olhinhos brilhantes, sorrisos, barulhos e comentários das crianças, surgiu uma pergunta que silenciou tudo a minha volta e me deixou completamente sem fala: “Por que esses passarinhos estão aí presos?”. Na hora, não pensei muito numa resposta e disse o que normalmente nós adultos respondemos a uma criança numa situação dessas: “Eles estão aí para gente poder olhar para eles de pertinho, escutar o seu canto, ver como são bonitos. E eles não estão presos, estão soltos voando, tá vendo como tem muito espaço aí para eles?”. Resposta suficiente, diriam alguns. Não para aquele menino. Com um olhar triste ele retrucou: “Mas pra que eles querem esse espaço se no mundo eles podem ter muito mais? No mundo, eles podem ter todo o céu!”. Naquele mesmo instante senti um frio percorrer minha espinha e não soube responder. Só me restou calar. Não tinha o que dizer para aquela criança, que apesar de sua pouca idade, demonstrara tanta sensibilidade e sabedoria. Eu pensei saber de passarinhos. Ele provou saber de vôos. A pergunta do menino me lembrou Rubem Alves contando-me que “Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” Uma simples pergunta de criança me levou a pensar no tipo de educação que queremos construir. Com qual escola sonhamos? Gaiolas ou asas? Queremos pássaros engaiolados ou pássaros em vôo? Eu decidi voar. Escolhi encorajar vôos e abrir gaiolas. Voar pressupõe desprender-se das gaiolas, da educação tradicional, da prisão educacional na qual ainda vivem algumas crianças. Encorajar vôos exige coragem. Requer conhecimento, determinação, resistência, resiliência. Eu sonho com pássaros e céu azul. Pássaros que arriscam novos saltos e ousam novos destinos. E por mais que gaiolas ainda estejam sendo construídas, eu sei que enquanto existirem pássaros, existirá a possibilidade do vôo. O céu, não é o limite!

1 comentários:

Ingrid disse...

Inspirada como sempre... Concordo em tudo, embora ainda me sinta pássaro engaiolado! E que grande filósofo esse menino... são situações como essa que nos inspiram na nossa caminhada...